News
Loading...

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza Mutirão no Parque Natural Municipal Serra dos Parecis

Após uma fiscalização ocorrida dia 29 de março, verificou-se que o local, visitado diariamente por turistas, está poluído com o acúmulo de embalagens de produtos em diversas partes.thumbnail_20170401_090318

Devido a isso, ocorreu no dia 01 de abril do corrente ano, pelo período matutino, o “Mutirão no Parque Natural Municipal Serra dos Parecis”, executado pela Secretária do Meio Ambiente Caroline Mitsutake e acadêmicos do curso de Gestão Ambiental (campus Guajará-Mirim).thumbnail_20170401_110554

Tendo vista que a Serra dos Parecis é o principal ponto turístico de Guajará-Mirim, observou-se a necessidade de realizar um Mutirão para a coleta dos resíduos e separação dos materiais, pois, é sabido que o acúmulo de lixo é extremamente prejudicial ao meio ambiente, trazendo consigo a poluição visual, bem como, o odor desagradável acarretado pelos materiais em decomposição. Para tanto, houve o recolhimento de lixo na “Trilha”, “Prédios abandonados”, entre outros locais.  E a nível de informação, dependendo do tipo de resíduo o mesmo leva de 03 meses à 4 mil anos para decompor-se.

De acordo com a Secretária, será necessário realizar ações voltadas à conscientização da população e preservação do ponto turístico, uma vez que a mesma recebe anualmente inúmeras visitas de diferentes locais da região e estados. “A proposta é mostrar o impacto que tal poluição causa ao meio ambiente e medidas mitigadoras voltadas a essas problemáticas no município, onde, colocamos em prática, as ações referentes à I Capacitação de Multiplicadores Ambientais, ocorrido em fevereiro”.

 

Att. Caroline  Mitsutake

Bióloga e Pesquisadora 

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schwweitzer (Nobel da Paz – 1952).

Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.