News
Loading...

ZÉ DO GALO - EMPREENDEDOR DE SUCESSO EM NOVA MAMORÉ.

IMG_1809De forma objetiva, podemos afirmar que empreendedorismo “ é  a capacidade ou disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios”. Há dois meses, um festivo vendedor ambulante vem chamando a atenção pelas ruas de Nova Mamoré. Em uma bicicleta adaptada com cobertura para protegê-lo das intempéries,  buzina, sirene, autofalante, miniaturas de um galo e  de uma porca e diversos enfeites coloridos , José Alexandre da Silva, 44 anos,  o “ Zé do Galo”, mantém o sustento da família vendendo salada de frutas, algodão doce, pasteis, iogurtes e croquetes.

Mineiro, da cidade de Ipatinga, Zé do Galo residia em Nova Califórnia, na região de Extrema, na divisa com o Estado do Acre. Foi lá em Califórnia que sonhou com uma bicicleta exatamente como esta que pedala todos os dias pelas ruas de Nova Mamoré. Semi analfabeto, é casado com Rosana de Souza e pais de três filhos adolescentes. Ele e a esposa fabricam todos os dias os produtos que vende na cidade.

“ Sonhei que estava andando em um deserto ao meio dia, o sol estava de rachar o cocuruto e de repente vi uma bicicleta adaptada  com  telhado. Ao acordar, fiz o desenho exatamente igual e fui a uma oficina e pedi que soldassem a cobertura. Depois fui adaptando as outras coisas, porque percebi que minhas vendas aumentaram, principalmente quando tive a ideia de colocar o autofalante, o galo e a porca que fazem barulho e chamam a clientela”, resumiu Zé do Galo.

IMG_1808O criativo vendedor ambulante também adaptou uma torneira em uma garrafa pet e todas as vezes que vai atender um cliente ou que recebe o dinheiro, ele lava as mãos, usando a água da garrafa. Diz que às vezes, os clientes também pedem para lavar as mãos. “A partir do meu sonho e da realização dele, consegui aumentar a renda da minha família. Aos meus filhos, digo sempre para não pegarem nada de ninguém e que estudem muito, porque graças a Deus tenho coragem para trabalhar todos os dias para sustentá-los”.

A simpatia do Zé do Galo vem conquistando muitos fãs, pessoas o param na rua para parabenizá-lo pelo espírito criativo e empreendedor. “O galo canta e diz a hora, teve um dia que um cliente me disse que  não perdeu o horário do trabalho porque escutou meu galo cantar e falar a hora. As crianças me pedem para escutá-lo cantando e a porca roncando e assim vou vendendo meus produtos pelas ruas da cidade”. Zé do Galo finalizou, dizendo que seu autofalante só toca “louvores” que é para transmitir um pouco de paz e tranquilidade para as pessoas. “ O mundo hoje tá muito complicado, é bom ouvir mensagens de alegria e de paz”, concluiu.

Fonte: Portal Mamoré
Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.