News
Loading...

MERCADO MUNICIPAL DE NOVA MAMORÉ E A NECESSIDADE DE CONSERVAÇÃO.


Nova Mamoré – Rondônia (29) “cidade majestosa”, lugar acolhedor e de grandes oportunidades, surgiu da necessidade de acompanhar o futuro e deixar o passado, sem esquecer suas raízes, buscando novos ares para economia, nascendo assim um novo lugar de progresso.

RELATO HISTÓRICO SOBRE O MARCADO MUNICIPAL

Estou falando de meados dos anos 90, mais precisamente 1992, primeiro ano de mandato do prefeito José Domingos, saudoso Tequinho, hoje advogado renomado, que na época vendo a necessidade de acolher os colonos do projeto Sidney Girão para vender seus produtos agrícolas buscou parcerias para estruturação de um espaço.

Em conversa com o ex- prefeito Tequinho, ele fez o seguinte relato:

“A obra foi construída pela CIBRAZEM, órgão na época vinculado ao Ministério da Agricultura, cuja função era armazenar a produção agrícola dos produtores assentados no Projeto Sidney. Com a redução das áreas plantadas com lavouras (milho e arroz), o armazém foi desativado, permanecendo assim por muitos anos. No início do exercício do mandato de prefeito, encaminhei um projeto ao governador Osvaldo Piana, pleiteando a transformação aquele espaço em uma feira livre, e o projeto foi aprovado e a obra de reforma e adequação foi licitada e executada diretamente pelo Governo do Estado. Inaugurada no ano de 1992”.

Como vemos na placa de inauguração:


O TEMPO PASSOU

Passados mais de 20 anos desde a sua inauguração, 5 administrações e poucas intervenções foram feitas para melhorias ou estruturação do mercado municipal, levando a deterioração do prédio. Espaços foram criados pelos próprios feirantes, fazendo um puxadinho aqui e ali.

PROBLEMAS

Com o passar desse tempo, sempre ouvimos relatos que durante o dia ou de madrugada, o local é usado por adolescentes, jovens e adultos que vão consumir bebidas alcoólicas e drogas.

Outro fato que causa grande repercussão é que o local é rodeado de bares, que diariamente causa transtornos para quem frequenta e quem mora aos arredores, pois são relatados brigas e som alto.

Alguns feirantes com que conversei relatam a falta de manutenção em relação aos banheiros.

Recentemente foi registrado na delegacia de polícia civil conforme Boletim de Ocorrência que um senhor foi esfaqueado, na madrugada da terça – feira (28) e encaminhado para a unidade mista local, o ferido posteriormente foi transferido para o Hospital João Paulo II em Porto Velho.


O PODER LEGISLATIVO

Algumas denúncias e pedidos de providência já foram feitos na tribuna da câmara municipal de Nova Mamoré, onde os vereadores sensíveis e preocupados com o bem-estar da população buscam uma atitude vinda do poder executivo, na pessoa do prefeito e órgãos de fiscalização.

O PODER EXECUTIVO

O prefeito Claudionor Leme (PDT) ao ser questionado em um grupo de WhatsApp apresentou as providências que vêm sendo tomadas por parte da prefeitura:

“A prefeitura está fazendo a identificação das pessoas que comercializam ali, box, banca, casinha, etc. para que possa agir. Também tem que ser regularizada a situação de propriedade do imóvel que hoje é reivindicado e depois vamos tornar aquele local digno a nossa população, com um ambiente agradável.  Estamos agindo”.

Sendo que através dessa fala podemos ver que existe essa preocupação do atual chefe do executivo para que tenhamos um espaço digno da população e das pessoas que lá vendem seus produtos.


Relato isso para que possamos ter uma visão da importância desse local para o município de Nova Mamoré, para famílias que vão aos Domingos e Sábados para fazer suas compras, comer um pastel e têm a localidade como ponto de encontro de amigos.

Esse é um local que precisa ser respeitado para que os feirantes possam ter segurança e assim possam vender seus produtos tendo sua dignidade garantida.

Fonte: Fernando Jeff 


Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário