News
Loading...

PAS - 2018 É TEMA DE TREINAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE EM NOVA MAMORÉ.

Planejar é tão fundamental para o bom desenvolvimento das ações quanto executá-las. É por esse motivo que a Prefeitura Municipal de Nova Mamoré, através da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA, convocou diversos profissionais da área da Saúde, da Atenção Básica, da Média e Alta Complexidade e das Vigilâncias em Saúde a participarem de um treinamento nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2017 na Sala de Reunião da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré para darem início a Implementação de Gestão da Qualidade na Saúde e, também, para elaborarem o Plano Anual da Saúde (PAS-2018). Além de nivelar os conhecimentos nas áreas citadas, o objetivo também era levantar problemas e soluções para oferecer um serviço de qualidade aos usuários da saúde pública municipal.

"O treinamento vai aperfeiçoar o planejamento das Unidades de Saúde para que eles façam um plano anual de trabalho coerente com a demanda do município de Nova Mamoré. Esse planejamento é fundamental para nortear o trabalho que realizaremos ao longo do ano", explica a Coordenadora da Atenção Básica, Enf. Érica Sampaio.

Além de ofertar o treinamento, a SEMUSA irá acompanhar nos distritos e na zona urbana a implementação da metodologia de planejamento que foi ministrada no curso. Algumas Ferramentas da Qualidade foram discutidas e aplicadas através de dinâmicas e exercícios práticos, como: Brainstorming, PDCA, SWOT e 5W2H.

Os participantes, que contaram tanto com os servidores da zona urbana, como também, das UBS’s dos Distritos de Palmeiras, Nova Dimensão, Jacinópolis e Marechal Rondon, comemoraram a oportunidade de receber uma capacitação com esse foco.

"Vai nos ajudar a melhorar nossa comunicação com os colegas de outras unidades de saúde, através de referenciamentos e conhecimento de outras áreas. Estou com grande expectativa que esse treinamento vai contribuir para melhorar nosso planejamento para 2018”, comentou Rosely Dutra, Diretora da UBS Marechal Rondon, situada na 3ª Linha do Ribeirão, destaca que o PAS vai ser importante também para organizar as demandas e as diversas áreas da Saúde interagirem, pois, uma área depende da outra.

Luciana Novo, Secretária Municipal de Saúde, acredita que além do planejamento das atividades, é preciso investir na capacitação dos servidores que atuam no sistema de saúde pública do município. “A capacitação é uma forma de nos aperfeiçoar e melhorar nossa atuação e, consequentemente, o atendimento aos nossos usuários. Devido à falta de equipe, você acaba deixando, se envolvendo na rotina e não fazendo o que deveria fazer e isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do trabalho da Secretaria”

Durante o treinamento, os participantes vivenciaram dinâmicas para refletirem sobre a Saúde de hoje e no que pode estar melhorando amanhã e para proporem melhorias para o trabalho da entidade e dos parceiros como o Conselho Municipal de Saúde e o Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Mamoré.

O Prefeito de Nova Mamoré, Prof. Claudionor Leme, que já foi Secretário Municipal de Saúde na gestão anterior, apoiou a iniciativa e disse que vai incentivar as boas ideias e o engajamento, pois acredita no potencial e na criatividade das equipes de saúde e que juntos realizarão e oferecerão um serviço de qualidade à população de Nova Mamoré: “Estou confiante nas transformações que serão implementadas através da gestão da qualidade, do trabalho em equipe, da troca de experiência e ideias. Certamente o serviço de saúde no nosso município conseguirá traçar metas e alcançá-las com maior facilidade.”

Também foram convidados a participar do evento, a nova Diretoria do Conselho Municipal de Saúde, que foi eleita agora em dezembro, mas já está bem atuante e motivada a garantir o controle social do SUS aos usuários da saúde de Nova Mamoré.

A recém-eleita Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rose Ramos, diz que está otimista com os rumos que a Saúde está tomando a partir desta gestão compartilhada e compromissada com a comunidade e acrescenta que a capacitação é uma oportunidade de crescimento para todos os participantes.

“O Plano Anual de Saúde é algo que deveria ser feito todos os anos, porém, nunca se pensou e se compartilhou tanto conhecimento como agora para que fosse montado um Plano sem o convencional ‘copia e cola’, mas um Plano realmente condizente com a nossa realidade. Pensar no PAS é pensar nos rumos que a nossa Saúde vai tomar, baseados nos 5 princípios básicos do SUS: universalidade, equidade, integralidade, descentralização e da participação popular. ”






Fonte: Assessoria.




Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário