News
Loading...

OPINIÃO: ADVOGADO FALA SOBRE A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR DE NOVA MAMORÉ


Na noite desta sexta-feira, 16, o Advogado Marcus Vinícius Santos Rocha usando uma rede social relatou o desabafo de algumas pessoas que estão passando por uma situação difícil em relação ao transporte escolar em Nova Mamoré.

Marcus Vinícius Santos Rocha
Leia na integra:
Soube hoje, através de alguns clientes do Município de Nova Mamoré, que em muitas escolas de lá o ano letivo ainda nem começou. Tudo porque a prefeitura ainda não resolveu a questão do transporte escolar, que é fundamental para muitas crianças que moram na zona rural, e acredito que lá há mais pessoas morando na zona rural do que na zona urbana.
Recebi o áudio de uma mãe indignada, dizendo que todo ano é assim. Além da falta de transporte, falta qualidade na educação em todos os sentidos, e até mesmo a merenda das crianças só existem porque os pais se unem para doar às escolas alguns litros de leite, bolachas, etc.
E tudo o que essa senhora mais questionava é: onde está o prefeito, que não olha para a nossa situação?

Onde estão os políticos que apareciam até nas mais longínquas linhas rurais na época de eleição, fazendo promessas para conquistar votos, e agora agem com descaso, porque essa situação já foi levada a conhecimento do poder executivo pela própria população, mas até o momento nada foi feito; nenhuma satisfação.
Quando me deparo com esse tipo de situação, lembro do que diz a Constituição Federal em seu art. 205: “A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS, E DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA...”
Creio que aquelas famílias tem feito a parte que lhes cabem, e até mesmo além do que podem. O suor de cada pai e cada mãe naquele lugar é para que seus filhos possam ter uma sorte melhor, um futuro promissor. Uma mãe até me confessou que o seu sonho é ver seu filho virando doutor!
Outra, com carinho me falou: quando meu menino crescer, “dotô” quero que ele seja igual o “sinhô”!
Confesso que não pude deixar de me emocionar com essas palavras, e vejo quão grande é a minha responsabilidade naquele lugar, onde me dispus a trabalhar.
E é por isso que questiono: onde está o prefeito daquele lugar? O que tem feito para mudar essa situação? Por que não deu a população alguma satisfação?
Onde está o Estado e seus representantes?
Não há nada que justifique a omissão estatal no dever de oferecer todo o suporte para uma educação de qualidade.
É preciso transporte para levar as crianças para a sala de aula. É preciso merenda, porque saco vazio não para em pé! Isso é direito dessas crianças, Sr. Prefeito!! E sei que irá ler essa publicação.
É preciso ter respeito, comprometimento com a população!
Antes de qualquer justificativa, tome ciência da sua obrigação; do seu DEVER, como diz a Constituição!
É princípio da educação oferecer acesso à escola (art. 206, CF), e a prefeitura de Nova Mamoré deve imediatamente tomar providências.
Não é justo que essas crianças sejam privadas de seu direito a educação, por causa da inércia e má gestão dos que hoje estão no poder.
Nova Mamoré merece coisas muito melhores!

Autor: Marcus Vinicius Santos Rocha, advogado 
Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário