News
Loading...

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA MAMORÉ INICIA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Prefeitura de Nova Mamoré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT iniciou a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável - PMDS. A ação tem por objetivo principal o “planejamento do território municipal através de um instrumento político-administrativo que estabeleça parâmetros de ocupação e desenvolvimento rural e urbano, tendo como norte os potenciais locais, naturais ou antrópicos, e potencializando as características ambientais, produtivas, turísticas e sociais”. O PMDS será elaborado conforme as diretrizes do Plano de Trabalho, da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia - PDES. O PMDS é objeto de Acordo de Cooperação Técnica já firmado entre a Prefeitura Municipal de Nova Mamoré, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM. A Universidade Federal de Rondônia – UNIR, através Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração - PPGA e a Coordenação do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais – DACSA/GM também deverão participar da elaboração, consolidação e implementação do PMDS. Nesta quarta, 24/10/2018, houve a primeira reunião técnica com autoridades atuantes no município. 
O Prefeito Municipal, Claudionor Leme, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e o apoio técnico que a SEPOG e SEDAM estão oferecendo à elaboração do PMDS. O Prefeito destacou o crescimento do município, sua potencialidade, sua aptidão para a agropecuária e a extrema relevância deste Plano como um instrumento para que o município possa continuar a crescer de forma ordenada e sustentável. 
Compuseram a equipe técnica da SEPOG, durante e reunião, Maria Lucia Leal Santos – Arquiteta, Raoni F. Lopes Gama – Especialista em Políticas Públicas e Zilene Santana Silva Rabelo – Coord. Técnica do PDES e Assessora Técnica. Representando a SEDAM, Celi Arruda Lisboa, Gestora do Parque Estadual Guajará-Mirim - PEGM. A Coord. do PEDS, Zilene, explicou sobre as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável - PDES e sua importância para um estado com grande potencial para o agronegócio. A Gestora do PEGM explicou a importância do desenvolvimento sustentável para a sobrevivência humana e a necessidade, para a região, da manutenção do PEGM. Em seguida, Raoni, Esp. em Pol. Públicas da SEPOG elucidou os detalhes do Acordo de Cooperação Técnica.
 A Engenheira Florestal e Analista Ambiental da SEMAT, Alessandra Mamede Bastos explicou a metodologia de trabalho para elaboração do plano. Segundo ela, a elaboração do PMDS deve ser extremamente participativo e contemplará várias etapas como a Elaboração do Plano de Trabalho e o Diagnóstico Participativo através de oficinas para levantamento, análise e discussão. Estas oficinas deverão ser realizadas em todos os distritos com participação de autoridades atuantes, associações, sindicatos e a comunidade rural e urbana.

Estiveram presentes na reunião de elaboração do Plano de Trabalho e ajuste do cronograma, representantes de entidades religiosas, EMATER, Secretários Municipais, o Sec. de Agricultura, de Obras e Transporte Público, a Coordenadora Municipal de Planejamento, Maria Luzineide, Chefe de Gabinete do Prefeito, Tequinho, representantes da Câmara Municipal, Presidente da Câmara, Altamir Fochezatto e o Ver. André do Sindicato.
 O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Joás dos Santos Nunes agradeceu a presença e o empenho de todos e destacou a necessidade e importância da elaboração e implementação do PMDS

Fonte: Rota Mamoré / Assessoria..
Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário