News
Loading...

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DE NOVA MAMORÉ ELABORA PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA.

A arborização urbana é um instrumento que torna mais ameno o impacto negativo causado pelo processo de urbanização, e tem grande importância na melhoria do microclima, no embelezamento da cidade, na qualidade de vida dos moradores, dentre outros benefícios, inclusive na melhoria da economia local. Pensando em todos os benefícios de uma cidade arborizada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, tem se dedicado a elaborar o projeto de arborização de Nova Mamoré. A Analista Ambiental da SEMAT, Eng. Florestal Alessandra M. 
 Bastos explica que dentre os objetivos da arborização estão: sequestrar e armazenar carbono, proporcionar bemestar psicológico, elevar a permeabilidade do solo e controlar a temperatura e a umidade do ar, melhorar o microclima da cidade, proporcionar conforto térmico por meio de sombreamento. 

 Conforme a engenheira são vários os aspectos envolvidos como ecológico, social, estético, paisagístico. A arborização deverá contemplar parte dos passeios públicos e áreas livres e deverão ser utilizadas espécies arbóreas de grande, médio e pequeno porte. Alessandra também explica que estão sendo observados diversos fatores técnicos. 
Secretário Joás
Conforme a engenheira, o projeto deverá ser adequado aos espaços públicos e sem a necessidade de maiores obras e recursos humano, material e financeiro.
Alessandra e Janius Claiton
 A Analista esclarece que deverão ser levados em considerações aspectos biológicos das plantas (porte, arquitetura da copa, diâmetro máximo do tronco quando adulta) e aspectos físicos do local (largura da calçada, existência de rede elétrica aérea, recuo de imóveis, distanciamento de equipamentos e tipo de uso da via pública).
Alessandra
 Além da Eng. Florestal do município, também participará da elaboração do projeto a arquiteta Maria Lucia, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG que demonstrou extrema boa vontade em colaborar com o município de Nova Mamoré. A brigada do PREVFOGO também está colaborando sobremaneira com o projeto e tem produzido mudas de excelente qualidade sob a supervisão do Chefe de Brigada Janius Cleiton, além das mudas doadas ao município de Nova Mamoré pelo BPA de Candeias do Jamari. 
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, dentre as espécies previstas, estão os ipês, o oiti, O ipê-de-jardim, cojoba, palmeiras, pata-de-vaca. Joás dos S. Nunes, diz que o projeto será dividido em etapas e contemplará a área urbana e os distritos sendo, a Etapa I, deverá priorizar a região da cidade de maior fluxo e deverá ter execução com início previsto para início de 2019. Joás deixa claro que para que a arborização urbana seja bem-sucedida, a participação da população é de extrema importância, de forma que também estão sendo previstas a ações de educacionais com o propósito de conscientizar sobre a importância e necessidade de uma cidade limpa e arborizada.
Esse é o ipê-mirim ou ipê-de-jardim
Ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla)
Ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla)
PUBLICIDADE
Fonte: Rota Mamoré/SEMAT



Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário