News
Loading...

Ponte é alteada após rio Arara transbordar e encobrir pista na BR-425

Ponte foi encoberta pela água no domingo (4) em Nova Mamoré. Medida visa evitar isolamento de cidades.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) iniciou o alteamento da ponte sobre o rio Araras, nesta segunda-feira (4), na Zona Rural de Nova Mamoré (RO), a 330 quilômetros da capital Porto Velho. A obra está sendo feita no local porque o rio transbordou e água encobriu a pista. O alteamento vai deixar o trânsito interrompido parcialmente na BR 425. 
Ponte foi atingida pelo transbordamento do rio Araras
No domingo (3) o rio transbordou e a água passou sobre a ponte. Para evitar que Nova Mamoré e Guajará-Mirim (RO) fiquem isoladas do restante do estado, autoridades optaram por um alteamento na estrutura. 

A previsão seria do fechamento total da ponte no domingo para elevação dos ‘pranchões’, mas, após estudos no local, a obra foi iniciada nesta segunda-feira com a interrupção imparcial da passagem de veículos. 
Veículos em rodovia no aguardo para liberação do tráfego 
De acordo com o Dnit, a ponte foi alteada em cerca de 50 centímetros, já que se passar dessa altura o tráfego de veículos mais altos, como carretas e ônibus, terá de ser interrompido.
Por causa dos trabalhos de alteamento da ponte, o tráfego de veículos foi interrompido a cada uma hora e meia. 
O nível do rio Araras é medido de acordo com o nível da ponte, pois no local não há réguas fluviométricas. Na manhã desta segunda-feira as águas estavam marcando cerca de 10 centímetros acima do nível da ponte.  

Regiões alagadas
Conforme o aumento das águas do rio Araras e Ribeirão algumas estradas na área rural de Nova Mamoré acabam inundando e deixando famílias ilhadas. Algumas famílias que moram na 1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 7ª linha do Ribeirão estão ilhadas. 

Para chegarem a BR 425 essas famílias precisam recorrer a rotas alternativas por outras linhas como a 3ª, 8ª e 9ª linha do ribeirão. Ao todo 14 famílias já tiveram que deixar as residências. 

Em torno da BR 425 alguns produtores tiveram grandes prejuízos por conta da cheia do rio Madeira, plantações de cana-de-açúcar, milho, mandioca, banana ficaram inundadas após o rio transbordar.
Em Guajará-Mirim nenhuma família teve que deixar a residência, a previsão de retirada de algumas famílias é em Abril. Atualmente o nível do rio Mamoré é de cerca de 10,85 metros. 


Fonte: G1
Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

1 comentários :

  1. Jogando dinheiro na água,obras típicas de corruptos.nao vai resolver o problema.

    ResponderExcluir