News
Loading...

PROFESSORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA LANÇA LIVRO DE POEMAS


A professora Márcia Dias  da   Universidade Federal de Rondônia (Unir), Campus de Guajará-Mirim lança o livro de poesias  ” Os (des)ajustes das Palavras” nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no Auditório da Câmara de Vereadores de Nova Mamoré.

O livro apresenta uma proposta de (re)leitura considerando uma dialética na forma não estática de ser nesse mundo, nas construções e desconstruções que vamos passando com o tempo. Nos poemas escritos há um certo (des)ajuste de intencionalidade, considerando que desprover-se de intenções é permitir que o leitor  se encontre e desencontre em cada poema lido.


BIOGRAFIA

Márcia Dias dos Santos é professora da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim. Nasceu em Toledo, no Paraná. Veio para Rondônia no ano de 1989, com dez anos de idade, acompanhando seus pais no ciclo migratório que instaurou os projetos de colonização territorial. Filha de um agricultor e uma professora de matemática, cursou as séries iniciais na Escola Camilo Castelo Branco, em Bela Vista do Ivaí, no Paraná.

Ao chegar em Rondônia, iniciou a antiga 5ª série, hoje, 6º ano, na escola de Ensino Fundamental e Médio Casimiro de Abreu, onde cursou as demais séries do ensino básico. Aos 19 anos, foi aprovada no curso de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia. No último período do curso, foi aprovada em um concurso público estadual para ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura. No ano de 2004, foi aprovada no concurso público municipal, também como professora de Língua Portuguesa e Literatura na zona rural de Nova Mamoré.

Neste mesmo ano, iniciou o curso de especialização em Linguagem e Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em 2006, foi aprovada no concurso público municipal como professora de Língua Portuguesa e Literatura, na zona urbana de Nova Mamoré. No ano de 2008, foi aprovada no mestrado em Ciências da Linguagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em 2014, foi aprovada no concurso público federal para atuar como docente do ensino superior, na Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim, no curso de Letras.

Atualmente, ministra aulas de literatura, língua portuguesa e culturas indígenas. Realiza pesquisas e projetos de extensão nas áreas de literatura brasileira, literatura indígena contemporânea, literatura infanto-juvenil, letramento literário e língua, memória, fronteira e interculturalidade na Amazônia. É membro do GEIFA (Grupo de Estudos Interdisciplinares da/na fronteira amazônica).  Escreve artigos de opinião para os sites locais, recentemente, publicou um poema no livro Antologia de poesias, contos e crônicas: o construtor de amigos pela editora Scortecci. Sua publicação de destaque é o livro de poemas que tem como título Os (des) ajustes da palavra, obra publicada pela editora temática.

Fonte: Portal Mamoré
Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário