News
Loading...

Urnas eletrônicas começam a ser lacradas em Guajará-Mirim

 Em Guajará-Mirim (RO), o Cartório Eleitoral começou nesta terça-feira (10), o processo de lacração de 150 urnas eletrônicas, onde são inseridos dados oficiais dos candidatos para as eleições desse ano.

Na região de fronteira, está a 1ª Zona Eleitoral do Estado de Rondônia, que envolve as cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Juntos, os dois municípios têm 45.075 eleitores aptos a votar nas eleições de 2020.

Durante o processo de lacração das urnas, servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) inserem um chip, onde estão os dados dos candidatos que concorrem as eleições. As urnas são atualizadas e um documento eletrônico é impresso, garantindo que o aparelho está pronto para ser utilizado.

Desde 2013, todas as urnas eletrônicas usadas na região pelo Cartório Eleitoral tem identificação biométrica. Este ano, 150 urnas serão usadas nas 120 seções eleitorais de Guajará e Nova Mamoré. 

Segundo o juiz eleitoral, Dr. Paulo José do Nascimento Fabrício, a pandemia também trouxe mudanças para o processo eleitoral na região.

"Tivemos que desenvolver diversos protocolos de segurança, já que temos muitas seções eleitorais indígenas, o que exigiu que nós tivéssemos um cuidado especial em relação a segurança. Mas, fora isso, acreditamos que as eleições nas duas cidades vão acontecer sem maiores problemas", destacou.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020, não pode realizar processo licitatório e assim, não houve compra de novas urnas. Em Guajará-Mirim, com essa redução, o cartório fez a Transferência Temporária de Eleitores (TTE), juntando algumas seções.

"Nós tivemos uma redução de cerca de 40%. Mas isso não significa dizer que houve problemas. Apenas tivemos que fazer uma transferência de eleitores, juntando seções. Com isso, haverá um maior número de eleitores em algumas seções eleitores", disse o juiz.


Fonte: G1

Share on Google Plus

Produção ROTA MAMORE

Mande sua sugestão de repostagem, denúncia ou reclamação pelo whatsApp: 9 9233-4519. Sua identidade será mantida sob sigilo.

0 comentários :

Postar um comentário