Marcélio Rodrigues Uchôa, e seu vice, Sérgio Bermond Varotti
ESCÂNDALO ELEITORAL EM NOVA MAMORÉ: MPE PEDE CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE POR “CAIXA DOIS” COM DINHEIRO VIVO
O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou, nesta semana(28/07), alegações finais bombásticas no processo que investiga o atual prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Rodrigues Uchôa, e seu vice, Sérgio Bermond Varotti, por captação ilícita de recursos para fins eleitorais — o temido "caixa dois".
Segundo o MPE, Marcélio foi flagrado com grande quantia em dinheiro vivo(R$ 30 mil), sem origem comprovada, durante uma operação de fiscalização ambiental no distrito de Jacinópolis, às vésperas das eleições de 2024. À época, o próprio prefeito teria alegado que o valor seria usado para pagar “formiguinhas” (militantes de campanha) e abastecimento de veículos. Posteriormente, mudou a versão e afirmou que o montante era fruto da venda de um terreno.
Para o promotor Eider José Mendonça das Neves, a narrativa de venda de imóvel surgiu apenas como tentativa de “legalizar” o recurso, e a transação sequer foi registrada oficialmente no sistema da Justiça Eleitoral. O Ministério Público considera as versões apresentadas contraditórias e sem lastro documental, além de destacar que boa parte das testemunhas favoráveis ao prefeito são servidores subordinados a ele.
O MP ainda reforça que os valores encontrados não foram declarados na prestação de contas do então candidato, violando frontalmente a Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.607/2019. A prática, segundo o órgão, fere a lisura e a igualdade nas eleições, podendo configurar fraude eleitoral.
PEDIDO DO MPE: O órgão requer a cassação dos diplomas do prefeito Marcélio e de seu vice, com base no artigo 30-A da Lei das Eleições, o que pode acarretar, além da perda do cargo, a inelegibilidade de ambos por 8 anos.
O caso tramita na 1ª Zona Eleitoral de Guajará-Mirim, e a decisão agora está nas mãos do juiz eleitoral.
🔎 O Rota Mamoré seguirá acompanhando cada passo do desfecho deste processo que pode mudar os rumos da política em Nova Mamoré.Fonte: 1ª Zona Eleitoral da Comarca de Guajará-Mirim
Processo nº 0600001-38.2025.6.22.0001
0 comentários :
Postar um comentário