Um morador de Nova Mamoré procurou a redação do Rota Mamoré para questionar o uso de recursos públicos com diárias pagas a vereadores para atividades que, segundo ele, não trazem benefício direto à população e não há interesse público.
O questionamento surgiu após a divulgação de um pagamento de diária no valor de R$ 600 ao vereador André Luiz Baier, conhecido como André do Sindicato. O recurso foi destinado para custear sua viagem a Porto Velho no dia 18 de junho de 2025, onde participou de uma Sessão Solene de Voto de Louvor ao Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região e aos profissionais do Serviço Social.
A sessão foi proposta pela deputada estadual Cláudia de Jesus(PT) e não tinha relação direta com o mandato do vereador, nem com pautas específicas da população de Nova Mamoré. O convite, segundo o documento oficial, partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano.
"Se a viagem fosse paga com o dinheiro do bolso dele, duvido que teria ido", comentou o cidadão.
Para moradores, a presença do parlamentar no evento levanta dúvidas sobre o real interesse público dessa viagem custeada com dinheiro da Câmara Municipal. “Não faz sentido gastar diária para participar de uma homenagem a assistentes sociais, sendo que não é uma demanda prioritária para o município”, comentou o cidadão ao Rota Mamoré.
No detalhamento oficial, a justificativa para o pagamento da diária foi:
“Importância que se empenha para dar cobertura no pagamento de diária civil, para que o vereador possa se deslocar à cidade de Porto Velho/RO, a convite do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Deputado Alex Redano, para participar da Sessão Solene proposta pela Deputada Cláudia de Jesus, destinada à Outorga de Voto de Louvor ao Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região e aos profissionais do Serviço Social.”
O gasto reacende o debate sobre o uso das diárias no município e sobre quais eventos realmente justificam a utilização de recursos públicos. Até o momento, o vereador não se pronunciou sobre o assunto. A denúncia foi feita por um morador que preferiu não ter sua identidade revelada.
0 comentários :
Postar um comentário